quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Sequência didática (Elaborada por Ana Carla Souza  e Ana Lídia M. L. Gomes)

 

 

Série: 1° ano do ensino médio

 

 

Gêneros: Crônica/ Diário de Leitura

 

Tema: Fatos cotidianos

 

Conteúdo: Gênero e tipologia textual; reconhecimento das características do gênero crônica; compreensão dos aspectos da linguagem presentes na crônica; reflexão a respeito da intencionalidade e finalidade do gênero crônica; características do diário de leitura; coesão e coerência.

 

Tempo necessário: um bimestre

 

 

Competências:

 

- Formar leitores críticos, cidadãos atuantes em seu meio social;

- Propiciar a reflexão dos alunos através do texto literário;

- Reconhecer as características do gênero crônica;

- Compreender os aspectos envolvidos na linguagem do gênero crônica;

- Refletir a respeito da intencionalidade e da finalidade do gênero crônica;

- Proporcionar uma participação prazerosa dos alunos, através da leitura;

- Produzir um diário de leitura;

- Trabalhar reescrtura, mostrando a escrita como processo.

 

 

Metodologia: aulas expositivo-dialogadas.

 

 

Procedimentos Metodológicos:

 

1° Encontro

 

- Levar uma letra de música  que retrate aspectos cotidianos para motivação e reflexão dos alunos.

 

2° Encontro

 

- Entregar a xerox da crônica “Recomeçar” (anexo 1), de Paulo Roberto Gaefke;

- Solicitar uma leitura silenciosa;

- Promover uma leitura coletiva;

- Discutir a temática da crônica coletivamente relacionando com a experiência individual dos alunos.

- Analisar a linguagem e a estrutura da crônica “Recomeçar” e sua finalidade.

 

3° Encontro

 

- Entrega de exercícios xerocopiados sobre a aula anterior;

- Resolução em grupo da atividade proposta;

- Discutir oralmente as respostas de cada grupo.

 

 

4° Encontro

 

- Entregar a xerox da crônica: “A última crônica” (anexo 2), de Fernando Sabino; 

- Solicitar a leitura silenciosa e, logo após a leitura coletiva;

- Discutir a estrutura e a temática da crônica, comparando com a crônica anterior.

- Falar sucintamente a respeito do autor da crônica;

 

5° Encontro

 

- Expor as características constitutivas da crônica;

- Mostrar a diferença entre gênero e tipologia textual.

 

6° Encontro

 

- Entregar a xerox da crônica: “A palavra” (anexo 3), de Rubem Braga;

- Pedir a leitura silenciosa da crônica;

- Discutir coletivamente a estrutura e a temática da crônica;

- Identificar as características comuns entre as crônicas já trabalhadas.

- Falar sobre o autor da crônica;

 

7° Encontro

 

- Entrega e resolução de exercícios xerocopiados com questões  escritas e respostas orais sobre as crônicas: “A última crônica” e “A palavra”;

 

8° Encontro

 

- Discutir a linguagem presente no gênero crônica, observando os aspectos de intencionalidade e finalidade desse gênero textual.

 

9° Encontro

 

- Entregar a xerox da crônica: “A crônica original” (anexo 4), de Leon Eliachar;

- Pedir uma leitura silenciosa e posteriormente uma leitura oral;

- Discutir em grupo as características e a temática da crônica;

- Falar sucintamente sobre o autor;

 

10° Encontro

 

- Promover uma dinâmica “Giro de perguntas” que retome e aborde as dificuldades dos alunos em ler, interpretar e produzir textos. Incluindo também, perguntas a respeito do gênero crônica.

 

11° Encontro

 

- Entregar a xerox da crônica “Versões de mim” (anexo 5), de Luis Fernando Veríssimo;

- Pedir uma leitura silenciosa;

- Sugerir que um aluno leia oralmente;

- Discutir coletivamente a estrutura e a temática da crônica;

- Comentar a respeito do autor; (sempre após a analise)

 

12° Encontro

 

- Levar para a turma exemplos  de diário de leitura;

- Discutir as características constitutivas de um diário de leitura;

- Propor um diário de leitura de uma crônica que já foi trabalhada, destacando o aspecto semântico e a estrutura da crônica;

Pedir uma leitura silenciosa e posteriormente uma leitura oral;

- Recolher os diários para correção para correção extraclasse.

 

13º Encontro

 

- Promover uma discussão em sala a respeito das colocações elencadas nos diários de leitura dos alunos e observar possíveis erros  estruturais, ortográficos e semânticos.

- Devolver os diários de leitura para que possam ser feitas as devidas correções.

 

14º Encontro

 

- Discutir os elementos textuais: coesão e coerência, a partir das produções desenvolvidas pelo aluno.

 

 

15º Encontro

 

- Propor uma reescritura em sala desse diário de leitura.

- Recolher as produções refeitas pelos alunos.

 

16º Encontro

 

-Trabalhar com a turma os erros de gramática mais recorrente encontrados nas produções;

 

17º Encontro

 

- Entrega da crônica “O amor acaba” (anexo 6),

- Pedir uma leitura silenciosa do texto e posteriormente uma leitura oral;

- Propor uma discussão a respeito da temática abordada na crônica.

 

18º Encontro

 

- Comparar a crônica “Recomeçar” com a crônica “O amor acaba”, mostrando os pontos em comum.

 

 

19° Encontro

 

- Entregar a Xerox da crônica “Dinheiro pouco” (anexo 7), de Danuza Leão;

- Propor uma leitura silenciosa da crônica;

- Propor que um aluno se disponha a ler oralmente a crônica para a turma;

- Pedir que os alunos comentem acerca das características e da temática da crônica.

 

20° Encontro

 

- Propor uma atividade  em sala abordando a temática da crônica “Dinheiro pouco”;

- Resolução e correção coletiva da atividade.

 

21° Encontro

 

- Propor aos alunos que façam um diário de leitura, tomando por base a crônica de Danuza Leão;

- Recolher as produções e corrigi-las;

 

22° Encontro

 

- Expor para a turma os principais problemas gramaticais encontrados;

- Entregar as produções dos alunos com as correções necessárias para que estes possam refazê-las em casa.

 

 

23° Encontro

 

- Recolher as produções refeitas pelos alunos;

- Propor a discussão  em sala dos diários produzidos por cada aluno.

 

 

24° Encontro

 

- Promover uma retomada da temática trabalhada;

- Despedida.

 

 

 

Recursos didáticos

 

- Quadro; giz; textos xerocopiados; som; cd.

 

Avaliação

 

- Observar o nível de leitura e interpretação dos alunos, a partir das discussões desenvolvidas em sala e através da produção textual e reescritura;

- Verificar a percepção dos alunos, através do gênero trabalhado (crônica), diante dos aspectos literários.

 

 

Bibliografia 

 

GAEFKE, Paulo Roberto. Crônica Recomeçar.

 

SABINO, Fernando. A companheira de viagem. 10.ed. Rio de Janeiro: Record, 1987.   p. 169-71.

 

LEÃO, Danuza. Extraído do Jornal de São Paulo de 12 de janeiro de 2003. Publicado no ponto de vista em 03/04/2003.

 

BRAGA, Rubem. 200 crônicas escolhidas. 7. Ed. Rio de Janeiro: Record, 1988.

 p.247-8.)

 

ELIACHAR, Leon. O homem ao quadrado. 9.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. p.245.)

 

VERISSIMO, Luis Fernando. Novas comédias da vida privada. 9.ed. Porto Alegre: L&PM, 1997. (Título adaptado para fins didáticos).

 

CAMPOS, Paulo Mendes. O amor acaba. Ainagaki.sites.uol.com.br/ textos/ Mendes.htm (e mail) Data da pesquisa: 10/04/2010.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários: