Sequência didática (Elaborada por Ana
Carla Souza e Ana Lídia M. L. Gomes)
Série: 1° ano
do ensino médio
Gêneros: Crônica/ Diário de
Leitura
Tema: Fatos cotidianos
Conteúdo: Gênero e tipologia
textual; reconhecimento das características do gênero crônica; compreensão dos
aspectos da linguagem presentes na crônica; reflexão a respeito da
intencionalidade e finalidade do gênero crônica; características do diário de
leitura; coesão e coerência.
Tempo
necessário: um bimestre
Competências:
- Formar
leitores críticos, cidadãos atuantes em seu meio social;
- Propiciar a
reflexão dos alunos através do texto literário;
- Reconhecer
as características do gênero crônica;
- Compreender
os aspectos envolvidos na linguagem do gênero crônica;
- Refletir a
respeito da intencionalidade e da finalidade do gênero crônica;
-
Proporcionar uma participação prazerosa dos alunos, através da leitura;
- Produzir um
diário de leitura;
- Trabalhar
reescrtura, mostrando a escrita como processo.
Metodologia: aulas expositivo-dialogadas.
Procedimentos Metodológicos:
1° Encontro
- Levar uma
letra de música que retrate aspectos
cotidianos para motivação e reflexão dos alunos.
2° Encontro
- Entregar a
xerox da crônica “Recomeçar” (anexo 1), de Paulo Roberto Gaefke;
- Solicitar
uma leitura silenciosa;
- Promover
uma leitura coletiva;
- Discutir a
temática da crônica coletivamente relacionando com a experiência individual dos
alunos.
- Analisar a linguagem e a estrutura da
crônica “Recomeçar” e sua finalidade.
3° Encontro
- Entrega de
exercícios xerocopiados sobre a aula anterior;
- Resolução
em grupo da atividade proposta;
- Discutir
oralmente as respostas de cada grupo.
4° Encontro
- Entregar a xerox da crônica: “A
última crônica” (anexo 2), de
Fernando Sabino;
- Solicitar a
leitura silenciosa e, logo após a leitura coletiva;
- Discutir a
estrutura e a temática da crônica, comparando com a crônica anterior.
- Falar
sucintamente a respeito do autor da crônica;
5° Encontro
- Expor as
características constitutivas da crônica;
- Mostrar a
diferença entre gênero e tipologia textual.
6° Encontro
- Entregar a
xerox da crônica: “A palavra” (anexo
3), de Rubem Braga;
- Pedir a
leitura silenciosa da crônica;
- Discutir
coletivamente a estrutura e a temática da crônica;
- Identificar
as características comuns entre as crônicas já trabalhadas.
- Falar sobre
o autor da crônica;
7° Encontro
- Entrega e
resolução de exercícios xerocopiados com questões escritas e respostas orais sobre as crônicas: “A
última crônica” e “A palavra”;
8° Encontro
- Discutir a
linguagem presente no gênero crônica, observando os aspectos de
intencionalidade e finalidade desse gênero textual.
9° Encontro
- Entregar a
xerox da crônica: “A crônica original” (anexo
4), de Leon Eliachar;
- Pedir uma
leitura silenciosa e posteriormente uma leitura oral;
- Discutir em
grupo as características e a temática da crônica;
- Falar
sucintamente sobre o autor;
10° Encontro
- Promover
uma dinâmica “Giro de perguntas” que retome e aborde as dificuldades dos alunos
em ler, interpretar e produzir textos. Incluindo também, perguntas a respeito
do gênero crônica.
11° Encontro
- Entregar a xerox da crônica “Versões
de mim” (anexo 5), de Luis Fernando
Veríssimo;
- Pedir uma leitura silenciosa;
- Sugerir que um aluno leia
oralmente;
- Discutir coletivamente a
estrutura e a temática da crônica;
- Comentar a respeito do autor; (sempre
após a analise)
12° Encontro
- Levar para a
turma exemplos de diário de leitura;
- Discutir as características
constitutivas de um diário de leitura;
- Propor um diário de leitura de
uma crônica que já foi trabalhada, destacando o aspecto semântico e a estrutura
da crônica;
Pedir uma
leitura silenciosa e posteriormente uma leitura oral;
- Recolher os
diários para correção para correção extraclasse.
13º Encontro
- Promover uma discussão em sala a respeito das colocações
elencadas nos diários de leitura dos alunos e observar possíveis erros estruturais, ortográficos e semânticos.
- Devolver os
diários de leitura para que possam ser feitas as devidas correções.
14º Encontro
- Discutir os
elementos textuais: coesão e coerência, a partir das produções desenvolvidas
pelo aluno.
15º Encontro
- Propor uma reescritura em sala desse diário de leitura.
- Recolher as produções refeitas
pelos alunos.
16º Encontro
-Trabalhar com a turma os erros de
gramática mais recorrente encontrados nas produções;
17º Encontro
- Entrega da crônica “O amor
acaba” (anexo 6),
- Pedir uma leitura silenciosa do
texto e posteriormente uma leitura oral;
- Propor uma discussão a respeito
da temática abordada na crônica.
18º Encontro
- Comparar a crônica “Recomeçar”
com a crônica “O amor acaba”, mostrando os pontos em comum.
19° Encontro
-
Entregar a Xerox da crônica “Dinheiro pouco” (anexo 7), de Danuza Leão;
-
Propor uma leitura silenciosa da crônica;
-
Propor que um aluno se disponha a ler oralmente a crônica para a turma;
- Pedir
que os alunos comentem acerca das características e da temática da crônica.
20° Encontro
-
Propor uma atividade em sala abordando a
temática da crônica “Dinheiro pouco”;
-
Resolução e correção coletiva da atividade.
21° Encontro
-
Propor aos alunos que façam um diário de leitura, tomando por base a crônica de
Danuza Leão;
-
Recolher as produções e corrigi-las;
22° Encontro
- Expor
para a turma os principais problemas gramaticais encontrados;
-
Entregar as produções dos alunos com as correções necessárias para que estes
possam refazê-las em casa.
23° Encontro
-
Recolher as produções refeitas pelos alunos;
-
Propor a discussão em sala dos diários
produzidos por cada aluno.
24° Encontro
-
Promover uma retomada da temática trabalhada;
-
Despedida.
Recursos didáticos
- Quadro;
giz; textos xerocopiados; som; cd.
Avaliação
-
Observar o nível de leitura e interpretação dos alunos, a partir das discussões
desenvolvidas em sala e através da produção textual e reescritura;
-
Verificar a percepção dos alunos, através do gênero trabalhado (crônica),
diante dos aspectos literários.
Bibliografia
GAEFKE,
Paulo Roberto. Crônica Recomeçar.
SABINO,
Fernando. A companheira de viagem.
10.ed. Rio de Janeiro: Record, 1987. p.
169-71.
LEÃO,
Danuza. Extraído do Jornal de São Paulo de 12 de janeiro de 2003. Publicado no
ponto de vista em 03/04/2003.
BRAGA,
Rubem. 200 crônicas escolhidas. 7.
Ed. Rio de Janeiro: Record, 1988.
p.247-8.)
ELIACHAR,
Leon. O homem ao quadrado. 9.ed. Rio
de Janeiro: Francisco Alves, 1977. p.245.)
VERISSIMO,
Luis Fernando. Novas comédias da vida
privada. 9.ed. Porto Alegre: L&PM, 1997. (Título adaptado para fins
didáticos).
CAMPOS,
Paulo Mendes. O amor acaba. Ainagaki.sites.uol.com.br/
textos/ Mendes.htm (e mail) Data da pesquisa: 10/04/2010.
OI, gostaria de ter acesso aos anexos.
ResponderExcluirComo faço pra acessar os anexos??
ResponderExcluir