Sequência
didática (Elaborada por Ana Carla Souza)
Série: 9º ano do ensino fundamental
Obra: A cor da ternura, de Geni Guimarães
Temática: personagem negra na literatura
contemporânea
Tempo necessário: duas semanas
Competências:
-
Formar leitores críticos, cidadãos atuantes em seu meio social;
-
Desenvolver a leitura reflexiva dos alunos diante de uma obra literária
infanto-juvenil;
-
Compreender a leitura literária como fonte de apreciação e diversão;
-
Promover a participação dos alunos através de diálogos;
-
Estabelecer relações entre os conhecimentos prévios dos alunos e a obra
abordada;
-
Discutir o preconceito racial vivido pela personagem em sua infância,
adolescência e na sua fase adulta;
-
Compreender os aspectos e a linguagem da obra;
- Auxiliar no desenvolvimento de diários
de leitura.
Metodologia:
discussão
e análise da obra.
Procedimentos
metodológicos:
1° Encontro (2
aulas-sexta)
-
Falar sobre o trabalho que será realizado na turma;
-
Explicar o objetivo do estudo da obra A
cor da ternura, de Geni Guimarães;
-
Entregar a obra xerocopiada para cada aluno;
-
Informar que a leitura da obra será dividida em três partes, conforme a fase de
desenvolvimento da personagem;
-
Propor uma leitura extraclasse da primeira parte da obra, para análise na aula
seguinte;
2°Encontro (1
aula-segunda)
-
Retomar a conversa com os alunos sobre o trabalho que será realizado a partir
da obra A cor da ternura;
-
Explicar o gênero diário de leitura e o processo de escrita;
3°Encontro (2
aulas-quarta)
-
Iniciar a aula fazendo uma pequena retrospectiva dos momentos vividos na
infância conforme a experiência de cada aluno;
-
Analisar, através de debates, em sala, os capítulos iniciais: “Primeiras
lembranças”, “Solidão de vozes” e “Afinidades: olhos de dentro”, com base na
leitura oral de fragmentos da obra;
- Enfatizar as ilustrações e a linguagem
presentes nos primeiros capítulos;
-
Ressaltar a temática preconceito racial através da exposição de frases de Bob
Marley, Yasser Oliveira e Leo Cruz (apêndice) com o intuito de formar uma
discussão conforme o conhecimento prévio dos alunos;
-
Lembrar o processo de escrita do diário de leitura.
4° Encontro (2
aulas-sexta)
-
Introduzir a aula com um diálogo informal a respeito da transição de fases:
infância/ adolescência;
-
Iniciar a discussão dos capítulos que mostram esta fase de transição:
“Viagens”, “Tempos Escolares”, “Metamorfose”, “Alicerce”, enfatizando o
preconceito racial vivido pela personagem principal;
-
Discutir a linguagem e as ilustrações desses capítulos;
-
Comentar sobre o desenvolvimento da produção do diário de leitura.
5° Encontro (1
aula-segunda)
-
Aprimorar a discussão dos capítulos da aula anterior: “Metamorfose”,
“Alicerce;”
-
Tirar dúvidas e observar, se possível, alguma produção do diário de leitura.
-
Expor o suporte que lembra o formato de um diário, onde serão colocadas todas
as produções;
6° Encontro (2
aulas-quarta)
-
Iniciar a discussão dos últimos capítulos: “Mulher”, “Momento cristalino”,
“Força flutuante”;
-
Enfatizar a dificuldade da personagem em seu primeiro emprego, devido sua cor;
-
Discutir as ilustrações dos últimos capítulos;
-
Comentar a linguagem lúdica presente em toda a obra;
-
Falar brevemente a respeito da autora Geni Guimarães;
-
Reapresentar o suporte onde serão colocadas as produções;
-
Recolher as produções dos diários de leitura, lembrando-os que ficarão expostas
na biblioteca da escola;
-
Agradecimento e despedida.
Recursos
didáticos:
Quadro;
giz; livro xerocopiado.
Avaliação:
-
Verificar a recepção dos alunos acerca da obra A cor da ternura, de Geni Guimarães a partir das discussões e da
produção do diário de leitura.
Bibliografia:
GUIMARÃES,
Geni. A cor da ternura; ilustrações
Saritah Barboza. 12. ed. São Paulo: FDT, 1998. (Coleção canto jovem).
Nenhum comentário:
Postar um comentário