terça-feira, 5 de março de 2013


Sequência didática (Elaborada por Ana Carla Souza)

 

Série: 9º ano do ensino fundamental
 
Obra: A cor da ternura, de Geni Guimarães

Temática: personagem negra na literatura contemporânea

Tempo necessário: duas semanas

 

Competências:

- Formar leitores críticos, cidadãos atuantes em seu meio social;

- Desenvolver a leitura reflexiva dos alunos diante de uma obra literária infanto-juvenil;

- Compreender a leitura literária como fonte de apreciação e diversão;

- Promover a participação dos alunos através de diálogos;

- Estabelecer relações entre os conhecimentos prévios dos alunos e a obra abordada;

- Discutir o preconceito racial vivido pela personagem em sua infância, adolescência e na sua fase adulta;

- Compreender os aspectos e a linguagem da obra;

- Auxiliar no desenvolvimento de diários de leitura.

 

Metodologia: discussão e análise da obra.

 

Procedimentos metodológicos:

 

1° Encontro (2 aulas-sexta)

- Falar sobre o trabalho que será realizado na turma;

- Explicar o objetivo do estudo da obra A cor da ternura, de Geni Guimarães;

- Entregar a obra xerocopiada para cada aluno;

- Informar que a leitura da obra será dividida em três partes, conforme a fase de desenvolvimento da personagem;

- Propor uma leitura extraclasse da primeira parte da obra, para análise na aula seguinte;

 

 

2°Encontro (1 aula-segunda)

- Retomar a conversa com os alunos sobre o trabalho que será realizado a partir da obra A cor da ternura;

- Explicar o gênero diário de leitura e o processo de escrita;

 

3°Encontro (2 aulas-quarta)

- Iniciar a aula fazendo uma pequena retrospectiva dos momentos vividos na infância conforme a experiência de cada aluno; 

- Analisar, através de debates, em sala, os capítulos iniciais: “Primeiras lembranças”, “Solidão de vozes” e “Afinidades: olhos de dentro”, com base na leitura oral de fragmentos da obra;

 - Enfatizar as ilustrações e a linguagem presentes nos primeiros capítulos;

- Ressaltar a temática preconceito racial através da exposição de frases de Bob Marley, Yasser Oliveira e Leo Cruz (apêndice) com o intuito de formar uma discussão conforme o conhecimento prévio dos alunos;

- Lembrar o processo de escrita do diário de leitura.

 

4° Encontro (2 aulas-sexta)

- Introduzir a aula com um diálogo informal a respeito da transição de fases: infância/ adolescência;

- Iniciar a discussão dos capítulos que mostram esta fase de transição: “Viagens”, “Tempos Escolares”, “Metamorfose”, “Alicerce”, enfatizando o preconceito racial vivido pela personagem principal;

- Discutir a linguagem e as ilustrações desses capítulos;

- Comentar sobre o desenvolvimento da produção do diário de leitura.

 

5° Encontro (1 aula-segunda)

- Aprimorar a discussão dos capítulos da aula anterior: “Metamorfose”, “Alicerce;”

- Tirar dúvidas e observar, se possível, alguma produção do diário de leitura.

- Expor o suporte que lembra o formato de um diário, onde serão colocadas todas as produções;

 

6° Encontro (2 aulas-quarta)

- Iniciar a discussão dos últimos capítulos: “Mulher”, “Momento cristalino”, “Força flutuante”;

- Enfatizar a dificuldade da personagem em seu primeiro emprego, devido sua cor;

- Discutir as ilustrações dos últimos capítulos;

- Comentar a linguagem lúdica presente em toda a obra;

- Falar brevemente a respeito da autora Geni Guimarães;

- Reapresentar o suporte onde serão colocadas as produções;

- Recolher as produções dos diários de leitura, lembrando-os que ficarão expostas na biblioteca da escola;

- Agradecimento e despedida.

 

Recursos didáticos:

Quadro; giz; livro xerocopiado.

 

Avaliação:

- Verificar a recepção dos alunos acerca da obra A cor da ternura, de Geni Guimarães a partir das discussões e da produção do diário de leitura.

 

Bibliografia:

 

GUIMARÃES, Geni. A cor da ternura; ilustrações Saritah Barboza. 12. ed. São Paulo: FDT, 1998. (Coleção canto jovem).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário