SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE
LITERATURA (Elaborada por Daniella Ivna e Priscila Santana)
(1º ano do ensino médio)
1. TEMÁTICA
As
percepções da figura feminina no período Barroco e na Modernidade.
2. CONTEÚDOS
·
Poesia barroca;
·
Poética de Gregório de
Matos: poemas líricos, religiosos e satíricos;
·
Intertextualidade.
3. OBJETIVOS
3.1 Geral: Ler poemas barrocos,
despertando no aluno o interesse por essa poesia.
3.2 Específicos:
·
Conhecer a poesia barroca, seus temas, formas e contexto
histórico-cultural, e sua contribuição para a literatura;
·
Ler e comparar alguns poemas de Gregório de
Matos;
·
Despertar o senso crítico e argumentativo sobre
a temática da figura feminina abordada indireta e
diretamente;
·
Comparar a figura
feminina no gênero estudado e algumas propagandas que trazem esse tema.
4. PLANO DE ATIVIDADES
1º Encontro (2 aulas) – Data:
20/09/2012
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
·
Apresentação dos estagiários aos discentes;
·
Apresentação do módulo a ser trabalhado;
·
Motivação: Dinâmica “o que você vê”? Objetivo:
Para socialização dos discentes com a proposta do eixo temático: aparência ou
realidade, o que é mais importante?
Colocaremos
a turma em círculo. Será passada, entre os alunos, uma caixa com espelho
dentro, e cada discente responderá o que vê através deste espelho.
·
Levantamento do horizonte de expectativas:
Escrevendo, no quadro, as palavras que cada discente abordará, lançaremos o
questionamento: “aparência ou realidade, o que é mais importante”?
2ª aula
·
A turma será dividida em grupos de no máximo 4
ALUNOS,e cada grupo receberá uma pergunta
sobre o tema, para debater com seus colegas.
·
Em seguida, cada grupo apresentará para a turma
sua resposta e a conclusão do grupo.
·
Discussão e debate do professor com os
discentes sobre o a capacidade da influência da imagem ou de uma aparência
padronizada determinar lugares sociais.
2º Encontro (2 aulas) – Data: 27/09/2012
- Recursos didáticos:
quadro branco, módulo didático, caneta,
caderno e mini-system.
- Descrição das atividades:
1ª aula
·
Retomar as questões
debatidas na aula anterior e as questões da figura feminina a partir das
informações iniciais. Realizaremos
a leitura silenciosa e oral do Poema lírico amoroso, A. D. ângela. Anjo no nome
Angélica na cara, que retrata o contraste na imagem da mulher para o eu lírico
de Gregório de Matos. Através do poema, instigaremos os alunos a perceberem que
a literatura também traz as questões de denúncia e conflito do eu-lírico
perante a imagem da mulher.
- Em seguida realizaremos
a leitura oral o
poema Lírico: Pondera agora com mais atenção
a formosura de D. Ângela, que refere-se a sensualidade como um poder que a mulher
exercia sobre o homem.
2ª aula
·
Esclareceremos a relação intertextual entre
ambos os textos e discutiremos sobre a presença da temática que aborda as
percepções da figura feminina.
·
Os
alunos ouvirão a música: “Mulher de hoje”, por Luiz Gonzaga, que demonstra as
transformações da figura feminina e seus papéis na sociedade.
·
Enfatizaremos a relação da música com a poesia
lírico-amorosa de Gregório de Matos.
3º Encontro (2 aulas) – Data:
18/10/2012
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta, caderno e mini-system.
- Descrição das atividades:
1ª aula
·
Dinâmica: iniciaremos o estudo do poema
propriamente, com a dinâmica “Mímica do poema” que consiste em dividir os
alunos em grupos para fazerem mímica de poemas (os que foram trabalhados em
aulas anteriores). O objetivo é mostrar como as palavras exprimem coisas que os
gestos não conseguem, além das particularidades da linguagem literária;
·
Debate e reflexão sobre a dinâmica do poema.
·
Leitura oral e análise do poema “Ó tu do meu
amor fiel traslado” que trabalharemos as figuras de linguagem (comparação e
metáfora).
2ª aula
·
Ouviremos a música: Epitáfio dos Titãs.
Discutindo essa canção analisaremos a
inconstância das coisas no mundo, sua efemeridade e o carpe diem.
4º Encontro (2 aulas) – Data:
08/11/2012
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta, caderno e data show.
- Descrição das atividades:
1ª aula
·
Serão exibidas imagens que satirizam a figura
da mulher em diferentes épocas.
·
Analise das imagens, junto com os discentes.
2ª aula
·
Retoraremos ao que estudamos na primeira aula
·
A turma será dividida em grupos, e cada grupo
receberá o Poema “A sua mulher antes de casar” de Gregório de Matos.
·
Análise do poema, junto com os discentes com
objetivo de contextualizar seu período, e o uso da figura feminina neste
período.
·
Leitura, debate e identificar características
do período estudado.
5º Encontro (2 aulas) – Data:
____/___/___
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta e caderno, mini- system.
-
Descrição das atividades
1ª aula
·
Os discentes em grupos receberão o poema
“Instabilidade das coisas no mundo” de Gregório de Matos.
·
Leitura, debate e reflexão entre os discentes
sobre o que compreenderam do poema.
·
Socialização das leituras discentes e mediação
do professor, para que a turma perceba no poema, questões como (a
inconsistência da beleza, a fugacidade de tudo, a fluidez, e o conflito
existencial que o homem vive hoje.).
·
Análise do poema com os discentes, através da
contextualização do conceptismo e cultismo e figuras de linguagens presentes no
poema como (Antítese, metáfora).
6º Encontro (2 aulas) – Data:
____/___/___
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
·
A turma será dividida em grupo e será
distribuído o poema com a temática religiosa (Pequei Senhor de Gregório de
Matos).
·
Os discentes realizarão a leitura com seus
respectivos grupos.
·
Analisaremos no poema, a atitude religiosa de Gregório
de Matos (o conceptismo barroco, ambiguidade, argumentação em favor de si, a
consciência do pecado versus a certeza do perdão, antítese).
2ª aula
·
Será proposto para cada grupo, a realização de
um júri simulado. Os discentes deverão se organizar com personagens de defesa,
promotor, juiz, testemunhas e acusado. Utilizando a interpretação do poema para
a construção.
·
Os professores ficarão auxiliando na
construção.
7º
Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
·
Apresentação dos grupos: O júri simulado. Esse
momento será norteado pelos alunos onde cada grupo fará a defesa do sujeito pecador
ficando livre para criar seu próprio dialogo.
2ª aula
·
Debate e reflexão sobre o que foi apresentado.
·
Atividade prática: Redija um texto relacionando
a poesia religiosa de Gregório de Matos, e o momento histórico que a igreja
vivia. Tome com base o que foi discutido em sala de aula.
·
Cada texto em seguida, deverá ser repassado ao
professor.
8º Encontro (2 aulas) – Data:
____/___/___
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
- Retomaremos
o texto do aluno, com observações do que foi recorrente em seus textos.
·
Com o fim de apresentar mais uma face da poesia gregoriana
realizaremos a leitura do poema satírico ‘Pica- flor’ que retrata uma freira que teve sua imagem como objeto da
lira maldizente.
2ª aula
·
Contextualização da Poesia Satírica de Gregório
de Matos,
·
Contextualização do momento histórico do
barroco no Brasil.
- Leitura do Poema de
Gregório de Matos, “A Triste Bahia” que retrata, na lira maldizente de Gregório
de Matos, a crítica á sociedade. Através do poema instigaremos os alunos a
perceberem que a literatura também traz as questões de denúncia e crítica
á sociedade.
·
Análise do poema com os discentes (paradoxo,
transformação degeneradora da cidade da Bahia, conflito do homem com o que a
religião poderia transformar sua realidade, encanto pelo o que é estrangeiro).
9º Encontro (2 aulas) – Data:
____/___/___
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta caderno e data show.
- Descrição das atividades:
1ª aula
·
Os discentes assistirão a um vídeo que aborda o
filme, (A inocência dos mulçumanos) que satiriza a figura do profeta Maomé.
·
Debate, contextualização da poesia barroca
satírica.
2ª aula
·
Assistirão a uma notícia sobre os atentados as
embaixadas dos EUA, nos países do Oriente.
·
A turma será dividida em grupo, e cada grupo
receberá uma cartolina branca, para produzir uma sátira,dos gêneros que os
alunos escolherem seja em forma textual ou não textual sobre o que eles
reprovam na sociedade hoje.
10º
Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
- As estagiárias farão uma
espécie de revisão de todo assunto visto até o presente momento a partir
de slides que marcam traços importantes para o barroco.
- Os alunos devem
interagir, participando da revisão;
2ª aula
- Dinâmica da Forca.
Objetivo: Estimular o aluno a participar da aula e fixar o conteúdo de
forma dinâmica.
A turma
será dividida em grupos e cada grupo deverá escolher seu representante para
responder as dicas que serão dadas pelas professoras para contribuir no acerto
da pergunta. Essa dinâmica consiste em colocarmos no quadro somente traços que
correspondem ao número de letras que a palavra possui. Relacionado ao que foi
visto (ex: resumo do conteúdo) retomando aos aspectos que foram abordados na
aula,
·
Considerações finais. Despedida e confraternização.
Muito bom!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluir