quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LITERATURA (Elaborada por Daniella Ivna e Priscila Santana)

(1º ano do ensino médio)

 

1. TEMÁTICA

 

As percepções da figura feminina no período Barroco e na Modernidade.

 

2. CONTEÚDOS

 

·         Poesia barroca;

·         Poética de Gregório de Matos: poemas líricos, religiosos e satíricos;

·         Intertextualidade.

 

3. OBJETIVOS

 

3.1 Geral: Ler poemas barrocos, despertando no aluno o interesse por essa poesia.

 

3.2 Específicos:

 

·         Conhecer a poesia barroca, seus temas, formas e contexto histórico-cultural, e sua contribuição para a literatura;

·         Ler e comparar alguns poemas de Gregório de Matos;

·         Despertar o senso crítico e argumentativo sobre a temática da figura feminina abordada indireta e diretamente;

·         Comparar a figura feminina no gênero estudado e algumas propagandas que trazem esse tema.

 

4. PLANO DE ATIVIDADES

 

1º Encontro (2 aulas) – Data: 20/09/2012

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

·         Apresentação dos estagiários aos discentes;

·         Apresentação do módulo a ser trabalhado;

·         Motivação: Dinâmica “o que você vê”? Objetivo: Para socialização dos discentes com a proposta do eixo temático: aparência ou realidade, o que é mais importante?

Colocaremos a turma em círculo. Será passada, entre os alunos, uma caixa com espelho dentro, e cada discente responderá o que vê através deste espelho.

·         Levantamento do horizonte de expectativas: Escrevendo, no quadro, as palavras que cada discente abordará, lançaremos o questionamento: “aparência ou realidade, o que é mais importante”?

 

2ª aula

·         A turma será dividida em grupos de no máximo 4 ALUNOS,e cada grupo receberá uma pergunta  sobre o tema, para debater com seus colegas.

·         Em seguida, cada grupo apresentará para a turma sua resposta e a conclusão do grupo.

·         Discussão e debate do professor com os discentes sobre o a capacidade da influência da imagem ou de uma aparência padronizada determinar lugares sociais.

 

2º Encontro (2 aulas) – Data: 27/09/2012

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta, caderno e mini-system.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

·         Retomar as questões debatidas na aula anterior e as questões da figura feminina a partir das informações iniciais. Realizaremos a leitura silenciosa e oral do Poema lírico amoroso, A. D. ângela. Anjo no nome Angélica na cara, que retrata o contraste na imagem da mulher para o eu lírico de Gregório de Matos. Através do poema, instigaremos os alunos a perceberem que a literatura também traz as questões de denúncia e conflito do eu-lírico perante a imagem da mulher.

  • Em seguida realizaremos a leitura oral o poema Lírico: Pondera agora com mais atenção a formosura de D. Ângela, que refere-se  a sensualidade como um poder que a mulher exercia sobre o homem.

2ª aula

·         Esclareceremos a relação intertextual entre ambos os textos e discutiremos sobre a presença da temática que aborda as percepções da figura feminina.

·          Os alunos ouvirão a música: “Mulher de hoje”, por Luiz Gonzaga, que demonstra as transformações da figura feminina e seus papéis na sociedade.

·         Enfatizaremos a relação da música com a poesia lírico-amorosa de Gregório de Matos.

 

3º Encontro (2 aulas) – Data: 18/10/2012

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta, caderno e mini-system.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

·         Dinâmica: iniciaremos o estudo do poema propriamente, com a dinâmica “Mímica do poema” que consiste em dividir os alunos em grupos para fazerem mímica de poemas (os que foram trabalhados em aulas anteriores). O objetivo é mostrar como as palavras exprimem coisas que os gestos não conseguem, além das particularidades da linguagem literária;

·         Debate e reflexão sobre a dinâmica do poema.

·         Leitura oral e análise do poema “Ó tu do meu amor fiel traslado” que trabalharemos as figuras de linguagem (comparação e metáfora).

2ª aula

·         Ouviremos a música: Epitáfio dos Titãs. Discutindo essa canção analisaremos a inconstância das coisas no mundo, sua efemeridade e o carpe diem.

 

4º Encontro (2 aulas) – Data: 08/11/2012

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta, caderno e data show.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

·         Serão exibidas imagens que satirizam a figura da mulher em diferentes épocas.

·         Analise das imagens, junto com os discentes.

2ª aula

·         Retoraremos ao que estudamos na primeira aula

·         A turma será dividida em grupos, e cada grupo receberá o Poema “A sua mulher antes de casar” de Gregório de Matos.

·         Análise do poema, junto com os discentes com objetivo de contextualizar seu período, e o uso da figura feminina neste período.

·         Leitura, debate e identificar características do período estudado.

 

5º Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta e caderno, mini- system.

 

- Descrição das atividades

 

1ª aula

·         Os discentes em grupos receberão o poema “Instabilidade das coisas no mundo” de Gregório de Matos.

·         Leitura, debate e reflexão entre os discentes sobre o que compreenderam do poema.

·         Socialização das leituras discentes e mediação do professor, para que a turma perceba no poema, questões como (a inconsistência da beleza, a fugacidade de tudo, a fluidez, e o conflito existencial que o homem vive hoje.). 

·         Análise do poema com os discentes, através da contextualização do conceptismo e cultismo e figuras de linguagens presentes no poema como (Antítese, metáfora).

6º Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

·         A turma será dividida em grupo e será distribuído o poema com a temática religiosa (Pequei Senhor de Gregório de Matos).

·         Os discentes realizarão a leitura com seus respectivos grupos.

·         Analisaremos no poema, a atitude religiosa de Gregório de Matos (o conceptismo barroco, ambiguidade, argumentação em favor de si, a consciência do pecado versus a certeza do perdão, antítese).

 

2ª aula

·         Será proposto para cada grupo, a realização de um júri simulado. Os discentes deverão se organizar com personagens de defesa, promotor, juiz, testemunhas e acusado. Utilizando a interpretação do poema para a construção.

·         Os professores ficarão auxiliando na construção.

 

7º Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

·         Apresentação dos grupos: O júri simulado. Esse momento será norteado pelos alunos onde cada grupo fará a defesa do sujeito pecador ficando livre para criar seu próprio dialogo.

2ª aula

·         Debate e reflexão sobre o que foi apresentado.

·         Atividade prática: Redija um texto relacionando a poesia religiosa de Gregório de Matos, e o momento histórico que a igreja vivia. Tome com base o que foi discutido em sala de aula.

·         Cada texto em seguida, deverá ser repassado ao professor.

8º Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

  • Retomaremos o texto do aluno, com observações do que foi recorrente em seus textos.

·          Com o fim de apresentar mais uma face da poesia gregoriana realizaremos a leitura do poema satírico ‘Pica- flor’ que retrata uma freira que teve sua imagem como objeto da lira maldizente.

 

2ª aula

·         Contextualização da Poesia Satírica de Gregório de Matos,

·         Contextualização do momento histórico do barroco no Brasil.

  • Leitura do Poema de Gregório de Matos, “A Triste Bahia” que retrata, na lira maldizente de Gregório de Matos, a crítica á sociedade. Através do poema instigaremos os alunos a perceberem que a literatura também traz as questões de denúncia e crítica á sociedade.

·         Análise do poema com os discentes (paradoxo, transformação degeneradora da cidade da Bahia, conflito do homem com o que a religião poderia transformar sua realidade, encanto pelo o que é estrangeiro).

 

9º Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta  caderno e data show.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

·         Os discentes assistirão a um vídeo que aborda o filme, (A inocência dos mulçumanos) que satiriza a figura do profeta Maomé.

·         Debate, contextualização da poesia barroca satírica.

2ª aula

·         Assistirão a uma notícia sobre os atentados as embaixadas dos EUA, nos países do Oriente.

·         A turma será dividida em grupo, e cada grupo receberá uma cartolina branca, para produzir uma sátira,dos gêneros que os alunos escolherem seja em forma textual ou não textual sobre o que eles reprovam na sociedade hoje.

 

10º Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

  • As estagiárias farão uma espécie de revisão de todo assunto visto até o presente momento a partir de slides que marcam traços importantes para o barroco.
  • Os alunos devem interagir, participando da revisão;

 

2ª aula

  • Dinâmica da Forca. Objetivo: Estimular o aluno a participar da aula e fixar o conteúdo de forma dinâmica.

A turma será dividida em grupos e cada grupo deverá escolher seu representante para responder as dicas que serão dadas pelas professoras para contribuir no acerto da pergunta. Essa dinâmica consiste em colocarmos no quadro somente traços que correspondem ao número de letras que a palavra possui. Relacionado ao que foi visto (ex: resumo do conteúdo) retomando aos aspectos que foram abordados na aula,

·         Considerações finais.  Despedida e confraternização.

 

 

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