quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Elaborada por Daniella Ivna e Priscila Santana)

 

1.SÉRIE: 1º ano do ensino médio

 

 

2. TEMÁTICA

 

As transformações do uso da figura feminina na propaganda.

 

3. CONTEÚDOS

 

·         Gênero textual propaganda

·         Texto verbal e não verbal

·         Intertextualidade

·         Processo de formação de palavras

 

4. OBJETIVOS

 

4.1 Geral: Despertar no aluno o interesse pelo gênero textual propaganda.

 

4.2 Específicos:

 

·         Reconhecer o gênero propaganda e a situação de comunicação social em que é praticado;

·         Desenvolver a habilidade de produção bem como de leitura;

·         Reconhecer como os processos de formação de palavras contribuem para a ampliação do léxico da Língua Portuguesa.

 

5. PLANO DE ATIVIDADES

 

1º Encontro (2 aulas) – Data: 19/09/2012

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, Data show, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

 

  • Apresentação das estagiárias a turma;
  • Apresentação do módulo;
  • Entrega dos módulos xerocopiados a cada aluno da turma;
  • Abordar a temática beleza, a partir da contribuição da turma;
  • Fazer uma introdução, explicando que existem vários gêneros textuais e citando alguns exemplos;
  • Abordar o gênero propaganda, trazendo exemplos práticos;
  • Abrir espaço para os alunos falarem sobre o que entendem por propagandas;

 

2ª aula

 

  • Mostrar o vídeo de propaganda “O boticário – Acredite na Beleza – Contágio” e conscientizá-los a respeito do poder que a propaganda tem de persuadir o consumidor para comprar o produto;
  • Ressaltar a importância do texto verbal e não verbal;
  • Propor uma atividade individual, na qual os alunos devem elaborar uma propaganda, com uma linguagem verbal ou não verbal, sobre a temática beleza;

 

2º Encontro (2 aulas) – Data: 26/09/2012

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, data show, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

 

  • Entrega das propagandas criadas pelos alunos às estagiárias;
  • Abordar propagandas em diferentes épocas;

·         Assistirão aos vídeos de propaganda da “Kaiser” e “melhor propaganda 2008” e em seguida haverá uma discussão sobre a figura feminina nas propagandas;

 

 

2ª aula

 

·         Leitura da crônica “A outra crônica – A beleza não é um atributo fundamental de Luiz Alberto Py”;

·         Após a leitura da crônica os alunos farão uma relação com os vídeos vistos anteriormente. Tendo em vista que a crônica é de 1995 e os vídeos são de 2008;

 

3º Encontro (2 aulas) – Data: 10/10/2012

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

 

  • Exposição do conteúdo processo de formação de palavras, a partir de propagandas existentes nos módulos;
  • Distribuição de propagandas para que os alunos, em pequenos grupos, identifiquem palavras derivadas e compostas e façam inferências sobre seus significados;

 

2ª aula

 

  • Leitura do texto de Marina Motomura: Qual a maior palavra da língua portuguesa?
  • Após a leitura, inicia-se uma discussão acerca do texto, a fim de reforçar o conteúdo de processo de formação de palavras derivação e composição;

 

4º Encontro (2 aulas) – Data: 17/10/2012

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, som, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

 

  • A fim de entender o processo de formação de palavras – estrangeirismo. Os alunos irão visualizar propagandas e ouvirão a música Samba do Approuch, de Zeca Baleiro;
  • Será iniciada uma discussão sobre a letra da música;
  • Distribuição de um questionário reflexivo sobre a letra da música;

 

2ª aula

 

  • Após a explicação, os alunos tentarão formar seus próprios conceitos de estrangeirismo seguidos de exemplos e expor para o restante da turma;
  • Ao término da exposição às estagiárias aprofundarão o conceito de estrangeirismo;

 

5º Encontro (2 aulas) – Data: 31/10/2012

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

 

  • A partir de histórias em quadrinhos e propagandas, os alunos tomarão conhecimento do processo de formação de palavras – onomatopeia;
  • Leitura das histórias em quadrinhos e reflexão oral sobre onomatopeia;

 

2ª aula

 

  • Os alunos tentarão conceituar o processo de formação de palavras – onomatopeia. A partir da história em quadrinho e das propagandas vistas;
  • As estagiárias irão aprofundar a conceituação elaborada pelos alunos;

 

6º Encontro (2 aulas) – Data: 07/11/2012

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, som, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

 

  • Abordagem do processo de formação de palavras – neologismo. Para tanto, os alunos irão visualizar propagandas e ler o poema de Millôr Fernandes – “Correspondência”;
  • Após a leitura do poema, discussão oral de questionário;
  • Conceituação de neologismo, realizado pelos alunos, com auxílio das estagiárias;

 

2ª aula

 

  • Análise e apontamento de neologismos nos seguintes textos: “Neologismo”, de Manuel Bandeira; e “Hipocondria Econômica”, da Revista Veja;
  • A turma será dividida em grupos de 5 alunos e cada grupo deverá criar neologismos. A criação pode ocorrer por meio da junção de palavras conhecidas;

 

7º Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta, caderno, data show e som.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

 

  • A gíria será mais um processo de formação de palavras abordado em sala de aula;
  • Visualização de propagandas que contém gírias;
  • Ouvirão a música de Bezerra da Silva “A gíria é cultura do povo”;
  • Depois de ouvirem a música, a turma será dividida em grupos. Cada grupo receberá uma ficha com questões sobre a música, e essas questões serão discutidas pelo grupo e expostas para toda a turma;

 

2ª aula

 

  • A partir das respostas dos grupos será formalizado o conceito de “Gíria”;
  • Entrega de fichas aos grupos com algumas gírias antigas. Eles deverão observar se alguma é usada ainda hoje e se elas apresentam outros significados dependendo da região;

 

8º Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

 

  • Revisão de todo assunto visto até o presente momento;
  • Conceituação do gênero propaganda. A partir do poder argumentativo e persuasivo deste gênero, da linguagem utilizada, da funcionalidade, da estrutura, e do público alvo;

 

2ª aula

 

  • Orientação aos alunos para a criação de uma propaganda, com relação à escolha de uma temática, produto, slogan, público alvo, meio de circulação do produto, aspectos formais e semânticos, processos de formação de palavras, etc;
  • Produção inicial: Em grupo os alunos irão elaborar uma propaganda a partir de um produto que estes estejam interessados em vender. Considerando o interlocutor e o ambiente.

 

9º Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

 

·         Incentivar os alunos a reescreverem as suas propostas a partir da orientação dada. Com o intuito de persuadir o público;

2ª aula

 

  • Reescrita: Orientar a produção do aluno, aperfeiçoando-a numa orientação por grupos, a partir do estudado: estrutura, público alvo, objetivos, aspectos formais e semânticos, etc;

 

10º Encontro (2 aulas) – Data: ____/___/___

 

- Recursos didáticos: quadro branco, módulo didático, caneta e caderno.

 

- Descrição das atividades:

 

1ª aula

 

·         Produção final: Apresentação dos resultados para a turma, demonstrando as especificidades estudadas na sua produção;

 

2ª aula

 

·         Panorama geral de todas as propagandas elaboradas desde o início do estágio;

·         Considerações finais;

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário