SEQUÊNCIA
DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Elaborada por Daniella
Ivna e Priscila Santana)
1.SÉRIE: 1º ano
do ensino médio
2. TEMÁTICA
As
transformações do uso da figura feminina na propaganda.
3. CONTEÚDOS
·
Gênero textual
propaganda
·
Texto verbal e não
verbal
·
Intertextualidade
·
Processo de formação
de palavras
4. OBJETIVOS
4.1 Geral: Despertar no aluno o interesse pelo gênero textual propaganda.
4.2 Específicos:
·
Reconhecer o gênero
propaganda e a situação de comunicação social em que é praticado;
·
Desenvolver a
habilidade de produção bem como de leitura;
·
Reconhecer como os
processos de formação de palavras contribuem para a ampliação do léxico da
Língua Portuguesa.
5. PLANO DE ATIVIDADES
1º Encontro (2 aulas) – Data:
19/09/2012
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
Data show, caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
- Apresentação das estagiárias a turma;
- Apresentação do módulo;
- Entrega dos módulos xerocopiados a cada
aluno da turma;
- Abordar a temática beleza, a partir da
contribuição da turma;
- Fazer uma introdução, explicando que existem
vários gêneros textuais e citando alguns exemplos;
- Abordar o gênero propaganda, trazendo
exemplos práticos;
- Abrir espaço para os alunos falarem sobre
o que entendem por propagandas;
2ª aula
- Mostrar o vídeo de propaganda “O boticário
– Acredite na Beleza – Contágio” e conscientizá-los a respeito do poder
que a propaganda tem de persuadir o consumidor para comprar o produto;
- Ressaltar a importância do texto verbal e
não verbal;
- Propor uma atividade individual, na qual
os alunos devem elaborar uma propaganda, com uma linguagem verbal ou não
verbal, sobre a temática beleza;
2º Encontro (2 aulas) – Data:
26/09/2012
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
data show, caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
- Entrega das propagandas criadas pelos
alunos às estagiárias;
- Abordar propagandas em diferentes épocas;
·
Assistirão aos vídeos
de propaganda da “Kaiser” e “melhor propaganda 2008” e em seguida haverá uma
discussão sobre a figura feminina nas propagandas;
2ª aula
·
Leitura da crônica “A
outra crônica – A beleza não é um atributo fundamental de Luiz Alberto Py”;
·
Após a leitura da
crônica os alunos farão uma relação com os vídeos vistos anteriormente. Tendo
em vista que a crônica é de 1995 e os vídeos são de 2008;
3º Encontro (2 aulas) – Data: 10/10/2012
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
- Exposição do conteúdo processo de formação
de palavras, a partir de propagandas existentes nos módulos;
- Distribuição de propagandas para que os
alunos, em pequenos grupos, identifiquem palavras derivadas e compostas e
façam inferências sobre seus significados;
2ª aula
- Leitura do texto de Marina Motomura: Qual a maior
palavra da língua portuguesa?
- Após a leitura, inicia-se uma discussão
acerca do texto, a fim de reforçar o conteúdo de processo de formação de
palavras derivação e composição;
4º Encontro (2 aulas) – Data:
17/10/2012
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
som, caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
- A fim de entender o processo de formação
de palavras – estrangeirismo. Os alunos irão visualizar propagandas e
ouvirão a música Samba do Approuch, de Zeca Baleiro;
- Será iniciada uma discussão sobre a letra da
música;
- Distribuição de um questionário reflexivo
sobre a letra da música;
2ª aula
- Após a explicação, os alunos tentarão
formar seus próprios conceitos de estrangeirismo seguidos de exemplos e
expor para o restante da turma;
- Ao término da exposição às estagiárias
aprofundarão o conceito de estrangeirismo;
5º Encontro (2 aulas) – Data:
31/10/2012
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
- A partir de histórias em quadrinhos e
propagandas, os alunos tomarão conhecimento do processo de formação de
palavras – onomatopeia;
- Leitura das histórias em quadrinhos e
reflexão oral sobre onomatopeia;
2ª aula
- Os alunos tentarão conceituar o processo de
formação de palavras – onomatopeia. A partir da história em quadrinho e
das propagandas vistas;
- As estagiárias irão aprofundar a
conceituação elaborada pelos alunos;
6º Encontro (2 aulas) – Data:
07/11/2012
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
som, caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
- Abordagem do processo de
formação de palavras – neologismo. Para tanto, os alunos irão visualizar
propagandas e ler o poema de Millôr
Fernandes – “Correspondência”;
- Após a leitura do poema, discussão oral de questionário;
- Conceituação de neologismo, realizado pelos
alunos, com auxílio das estagiárias;
2ª aula
- Análise e
apontamento de neologismos nos seguintes textos: “Neologismo”, de Manuel
Bandeira; e “Hipocondria Econômica”, da Revista Veja;
- A turma será
dividida em grupos de 5 alunos e cada grupo deverá criar neologismos. A
criação pode ocorrer por meio da junção de palavras conhecidas;
7º Encontro (2 aulas) – Data:
____/___/___
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta, caderno, data show e som.
- Descrição das atividades:
1ª aula
- A gíria será mais um processo de formação
de palavras abordado em sala de aula;
- Visualização de propagandas que contém
gírias;
- Ouvirão a música de Bezerra da Silva “A
gíria é cultura do povo”;
- Depois de ouvirem a música, a turma será
dividida em grupos. Cada grupo receberá uma ficha com questões sobre a
música, e essas questões serão discutidas pelo grupo e expostas para toda
a turma;
2ª aula
- A partir das respostas dos grupos será
formalizado o conceito de “Gíria”;
- Entrega de fichas aos grupos com algumas
gírias antigas. Eles deverão observar se alguma é usada ainda hoje e se
elas apresentam outros significados dependendo da região;
8º Encontro (2 aulas) – Data:
____/___/___
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
- Revisão de todo assunto visto até o
presente momento;
- Conceituação do gênero propaganda. A partir
do poder argumentativo e persuasivo deste gênero, da linguagem utilizada,
da funcionalidade, da estrutura, e do público alvo;
2ª aula
- Orientação aos alunos para a criação de
uma propaganda, com relação à escolha de uma temática, produto, slogan, público
alvo, meio de circulação do produto, aspectos formais e semânticos,
processos de formação de palavras, etc;
- Produção inicial: Em grupo os alunos irão
elaborar uma propaganda a partir de um produto que estes estejam
interessados em vender. Considerando o interlocutor e o ambiente.
9º Encontro (2 aulas) – Data:
____/___/___
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
·
Incentivar os alunos a reescreverem as suas
propostas a partir da orientação dada. Com o
intuito de persuadir o público;
2ª aula
- Reescrita: Orientar a produção do aluno,
aperfeiçoando-a numa orientação por grupos, a partir do estudado:
estrutura, público alvo, objetivos, aspectos formais e semânticos, etc;
10º Encontro (2 aulas) –
Data: ____/___/___
- Recursos
didáticos: quadro branco, módulo didático,
caneta e caderno.
- Descrição das atividades:
1ª aula
·
Produção final: Apresentação dos resultados
para a turma, demonstrando as especificidades estudadas na sua produção;
2ª aula
·
Panorama geral de todas as propagandas
elaboradas desde o início do estágio;
·
Considerações finais;
Nenhum comentário:
Postar um comentário