domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sequência Didática (Elaborada por Marcia Regina de Souza e Patrícia Tavares de Lima)

 

Série: 1º ano do ensino médio

Tema: Discriminação

Gênero abordado: Conto

Tempo Estimado: 30 encontros (10 semanas).

 

·  Conteúdo:

  -Função social do conto e suas características;

  -Aspectos gramaticais: coesão, coerência, ortografia e concordância.

 

      ·           Competências:

-Reconhecer a discriminação (qualquer tipo de discriminação) como crime e uma forma de degradação humana;

-Diferenciar preconceito de discriminação;

-Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem e os recursos discursivos presentes nos contos, dando-lhes suporte para que possam identificar esse gênero textual;

-Reconhecer o conto em meio ao conjunto de gêneros textuais a partir de suas características específicas;

-Distinguir a proximidade entre o gênero crônica e o gênero conto;

-Expressar idéias e opiniões de forma oral e escrita, de acordo com a temática proposta, a fim de aprimorar sua capacidade comunicativa;

 -Comparar as formas de discriminação e as críticas as quais os textos se referem;

-Contextualizar as obras nos momentos de suas publicações;

-Produzir um texto narrativo que se aproxime do conto relacionado à temática proposta;

- Compreender a importância da coesão e coerência para a aquisição do sentido atribuído ao texto;

-Revisar e reescrever o texto produzido pelo aluno, dando ênfase aos aspectos fônicos, semânticos, morfossintáticos, etc.

 

·  Procedimentos:

 

(1ª semana)

-Observar a aula ministrada pela professora, a fim de apresentarmos a turma e conversarmos com a professora a respeito de como será realizado nosso trabalho e de colhermos alguns dados que serão necessários, como: quantidade de alunos, o fechamento do bimestre, etc.

-Aplicar uma dinâmica (apêndice 1) com o intuito de conhecer a turma e através dela apresentar nossos objetivos e a temática a ser trabalhada;

-Levantar o horizonte de expectativa dos alunos através de uma conversa informal, indagando aos alunos o que para eles seria discriminação? Se já passaram por algum tipo de discriminação ou se conhecem alguém que já passou? Procurar distinguir discriminação de preconceito;

-Distribuir um teste de sondagem com os alunos, a fim de tomarmos conhecimento de alguns dados pessoais (apêndice 2);

 

(2ª semana)

-Antecipação do tema ou idéias principais a partir de elementos para-textuais, como título, subtítulo.

 -Entrega do conto: “Ao homem que eu quis” (anexo 1), do autor paraibano: Amiel Nassar Riversa, xerocado, para os alunos;

-Dividir a turma em dupla;

 -Realizar a leitura silenciosa;

-Leitura compartilhada, no qual cada aluno lê um trecho do conto;

-Discussão coletiva em grupo acerca da problemática, a fim de que os alunos se posicionem e criem argumentos mediante a problemática abordada no texto;

-Compreensão e interpretação do conto de forma oral, apresentando a socialização para a turma;

 -Comentários sobre as características do conto (elementos da narrativa);

 -Análise do conto (autor paraibano: Amiel Nassar Riversa) conforme as estruturas e/ou características, situando o texto estudado em seu contexto sócio-histórico;

 

(3ª semana)

 -Distribuição de Xerox com letra da música “Cidadão” (anexo 2) , de Zé Ramalho, com os alunos;

-Leitura silenciosa;

- Colocar a música “Cidadão” para os alunos ouvirem, permitindo que eles expressem o que pensam da música e o que o texto tentou passar;

- Análise da letra da música, a fim que digam se há alguma forma de discriminação e que identifiquem a crítica que o autor faz;

- Relacionar a temática apresentada pela música com a do conto anterior;

-Questionamentos orais e/ ou escritos (apêndice 4);

Distribuição do conto “menina bonita do laço de fita;

-Leitura silenciosa do conto “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado                 (anexo 3) que foi entregue em Xerox;

-Após a leitura silenciosa, será determinado um momento para a leitura em voz alta do gênero, na qual um aluno voluntariamente fará a leitura do conto;

-Discussão coletiva a cerca da temática apresentada no conto estudado;

-Retomada dos elementos da narrativa.

-Breve comentário sobre a autora Ana Maria Machado e suas obras;

 

(4ª semana)

- Ainda sobre o mesmo tema, levar xerocado para os alunos uma crônica “Da tolerância e da discriminação” (anexo 4), de Marcos Loures e distribuir entre eles;

- Primeiramente fazer a leitura silenciosa; em seguida pedir para um aluno fazer uma leitura expressiva em voz alta, sempre buscando a interação dos alunos na aula, de forma a induzi-los a expressarem seu pensamento acerca da temática, verificando a coerência e coesão de ideias dos alunos;

- Após a discussão fazer uma breve introdução do autor (Marcos Loures) e suas obras, apontando para o momento sócio-histórico que se passava;

- Breve comentário sobre os aspectos constitutivos que são próprios do gênero crônica, diferenciando-os do conto;

 

(5ª semana)

-Realizar a leitura individual silenciosa da letra da música “A cor do homem” (anexo5);

-Ouvir a música através do som, acompanhando-a;

-Fazer uns questionamentos orais e/ou escritos (apêndice 4) de acordo com a temática e os conteúdos estudados, a fim de melhorar a aprendizagem do alunado;

- Retomar as características dos contos para melhor aprendizagem do conteúdo;

-Colocar o título do conto “Negrinha” (anexo 6) no quadro;

-Levantamento de hipóteses através de questionamentos orais sobre o desenvolvimento do texto a partir do título;

-Distribuição da xerox com o conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato sem a parte final;

-Pedir para os alunos realizarem a leitura do conto “Negrinha” de Monteiro Lobato em casa por se tratar de um texto longo;

-Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas do sentido criado antes ou durante o momento da leitura;

-Leitura expressiva, por se tratar de um texto longo, realizar a leitura compartilhada, pedindo para que alguns alunos se habilitem a ler um trecho do texto até sua leitura completa;

-Fazer indagações acerca do conto lido, a fim dos alunos perceberem que o conto não estava completo;

-Interpretação e construção de sentido do texto;

--Discutir de forma interativa o conto, levando sempre em consideração a temática        abordada e os elementos constitutivos da narrativa: linguagem, estrutura do conto, temática, etc.;

-Esclarecer aos alunos que o texto “Negrinha” não está completo, pois o final do conto havia sido retirado. Explicar que o final foi tirado propositadamente, a fim de propormos posteriormente uma atividade de produção escrita;

 

 (6ª semana)

-Partindo das leituras dos contos, feitas pelos alunos, solicitar que eles produzam um texto narrativo criando um final para o conto estudado, Negrinha (apêndice 6);

-Dar um tempo (aproximadamente uns 40 minutos) para os alunos confeccionarem seus textos;

-Propor um momento de leitura compartilhada, no qual cada um irá ler seu próprio texto;

-Solicitar que os alunos troquem os textos com o colega ao lado para que o outro leia, em casa, seu texto e avalie a macroestrutura, fazendo algumas anotações, depois eles devem entregar as produções às professoras para uma correção em sua macro e microestrutura.

 

7ª (semana)

-Abordar os problemas ortográficos e gramaticais mais comuns nos textos dos alunos, por meio de suas produções ,digitados e sem identificação (apêndice 7), distribuir entre eles para que verifiquem as inadequações ortográficas e gramaticais que mais se repetem nos textos, esclarecendo as dúvidas dos alunos apontando para as formas adequadas, segundo as regras gramaticais;

-Distribuir o final original do conto para ser lido em casa.

 

8ª (semana)

-Leitura compartilhada do final do conto, em voz alta;

-Relacionar o final do conto original com o final produzido pelos alunos, procurando algumas diferenças e semelhanças, além de analisar a coerência e criatividade dos finais;

-Após a abordagem dos problemas mais recorrentes dos textos dos alunos e suas respectivas soluções;

-Verificar algumas características do conto presentes no texto estudado (Negrinha).

 

9ª (semana)

- Propor aos alunos a reescrita de suas produções, visando o aperfeiçoamento da aprendizagem em língua e literatura;

-Apresentação do autor Monteiro Lobato, da obra e do período literário;

-Perguntar aos alunos se conhecem outros textos do autor, e qual a temática abordada neles;

 

(10 ª semana)

-Ao final das correções das produções dos alunos, exibir os textos dos alunos no mural da leitura que será confeccionado por eles, deixando claro que esse mural será o lugar que eles estarão livres para expressarem seus sentimentos sobre diversos assuntos e não apenas um lugar para aqueles que sabem escrever bem, pois a função do mural é compartilhar com os colegas seus pensamentos;

-Despedida e agradecimentos.   

 

·     Matérias:

-Quadro e giz;

-Xérox dos textos;

- Som e CD;

- Letra da música xerocada;

-Cartolina e pincel. 

 

·     Avaliação:

-Levará em conta a participação do aluno nas discussões sobre a temática e o gênero abordado, a fim de verificar a apreensão do conteúdo;

-A partir de questionamentos orais e escritos propostos, com o intuito de observar a             capacidade interpretativa do alunado;

-Através do texto produzido pelos alunos, verificar a micro e a macro-estrutura do texto;

-Partindo da reescritura do texto, analisar o “nível” de produção escrita dos alunos, visando aperfeiçoar as relações de confecção do texto: a coerência, a coesão, os níveis morfológicos, sintáticos e semânticos.

 

 

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