Série:
1º ano do ensino médio
Tema:
Discriminação
Gênero
abordado: Conto
Tempo
Estimado: 30 encontros (10 semanas).
·
Conteúdo:
-Função social do conto e suas características;
-Aspectos gramaticais: coesão, coerência, ortografia e concordância.
· Competências:
-Reconhecer a discriminação (qualquer
tipo de discriminação) como crime e uma forma de degradação humana;
-Diferenciar preconceito de
discriminação;
-Ampliar os conhecimentos dos alunos
sobre a linguagem e os recursos discursivos presentes nos contos, dando-lhes
suporte para que possam identificar esse gênero textual;
-Reconhecer o conto em meio ao conjunto
de gêneros textuais a partir de suas características específicas;
-Distinguir a proximidade entre o gênero
crônica e o gênero conto;
-Expressar idéias e opiniões de forma
oral e escrita, de acordo com a temática proposta, a fim de aprimorar sua
capacidade comunicativa;
-Comparar as formas de discriminação e as
críticas as quais os textos se referem;
-Contextualizar as obras nos momentos de
suas publicações;
-Produzir um texto narrativo que se
aproxime do conto relacionado à temática proposta;
-
Compreender a importância da coesão e coerência para a aquisição do sentido
atribuído ao texto;
-Revisar
e reescrever o texto produzido pelo aluno, dando ênfase aos aspectos fônicos,
semânticos, morfossintáticos, etc.
·
Procedimentos:
(1ª semana)
-Observar a
aula ministrada pela professora, a fim de apresentarmos a turma e conversarmos
com a professora a respeito de como será realizado nosso trabalho e de
colhermos alguns dados que serão necessários, como: quantidade de alunos, o
fechamento do bimestre, etc.
-Aplicar uma dinâmica (apêndice 1) com o
intuito de conhecer a turma e através dela apresentar nossos objetivos e a
temática a ser trabalhada;
-Levantar o horizonte de expectativa dos
alunos através de uma conversa informal, indagando aos alunos o que para eles
seria discriminação? Se já passaram por algum tipo de discriminação ou se
conhecem alguém que já passou? Procurar distinguir discriminação de
preconceito;
-Distribuir um teste de sondagem com os
alunos, a fim de tomarmos conhecimento de alguns dados pessoais (apêndice 2);
(2ª semana)
-Antecipação
do tema ou idéias principais a partir de elementos para-textuais, como título,
subtítulo.
-Entrega do conto: “Ao homem que eu quis”
(anexo 1), do autor paraibano: Amiel Nassar Riversa, xerocado, para os alunos;
-Dividir
a turma em dupla;
-Realizar a leitura silenciosa;
-Leitura
compartilhada, no qual cada aluno lê um trecho do conto;
-Discussão
coletiva em grupo acerca da problemática, a fim de que os alunos se posicionem
e criem argumentos mediante a problemática abordada no texto;
-Compreensão
e interpretação do conto de forma oral, apresentando a socialização para a
turma;
-Comentários sobre as características do conto
(elementos da narrativa);
-Análise do conto (autor paraibano: Amiel
Nassar Riversa) conforme as estruturas e/ou características, situando o texto
estudado em seu contexto sócio-histórico;
(3ª semana)
-Distribuição de Xerox com letra da música
“Cidadão” (anexo 2) , de Zé Ramalho, com os alunos;
-Leitura
silenciosa;
-
Colocar a música “Cidadão” para os alunos ouvirem, permitindo que eles
expressem o que pensam da música e o que o texto tentou passar;
-
Análise da letra da música, a fim que digam se há alguma forma de discriminação
e que identifiquem a crítica que o autor faz;
-
Relacionar a temática apresentada pela música com a do conto anterior;
-Questionamentos
orais e/ ou escritos (apêndice 4);
Distribuição
do conto “menina bonita do laço de fita;
-Leitura
silenciosa do conto “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado (anexo 3) que foi entregue em
Xerox;
-Após
a leitura silenciosa, será determinado um momento para a leitura em voz alta do
gênero, na qual um aluno voluntariamente fará a leitura do conto;
-Discussão
coletiva a cerca da temática apresentada no conto estudado;
-Retomada
dos elementos da narrativa.
-Breve
comentário sobre a autora Ana Maria Machado e suas obras;
(4ª semana)
-
Ainda sobre o mesmo tema, levar xerocado para os alunos uma crônica “Da
tolerância e da discriminação” (anexo 4), de Marcos Loures e distribuir entre
eles;
-
Primeiramente fazer a leitura silenciosa; em seguida pedir para um aluno fazer
uma leitura expressiva em voz alta, sempre buscando a interação dos alunos na
aula, de forma a induzi-los a expressarem seu pensamento acerca da temática,
verificando a coerência e coesão de ideias dos alunos;
-
Após a discussão fazer uma breve introdução do autor (Marcos Loures) e suas
obras, apontando para o momento sócio-histórico que se passava;
-
Breve comentário sobre os aspectos constitutivos que são próprios do gênero
crônica, diferenciando-os do conto;
(5ª
semana)
-Realizar a leitura individual
silenciosa da letra da música “A cor do homem” (anexo5);
-Ouvir a música através do som,
acompanhando-a;
-Fazer uns questionamentos orais e/ou
escritos (apêndice 4) de acordo com a temática e os conteúdos estudados, a fim
de melhorar a aprendizagem do alunado;
- Retomar as
características dos contos para melhor aprendizagem do conteúdo;
-Colocar o título do conto “Negrinha”
(anexo 6) no quadro;
-Levantamento de
hipóteses através de questionamentos orais sobre o desenvolvimento do texto a
partir do título;
-Distribuição da xerox
com o conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato sem a parte final;
-Pedir para os alunos realizarem a
leitura do conto “Negrinha” de Monteiro Lobato em casa por se tratar de um
texto longo;
-Confirmação ou retificação das antecipações
ou expectativas do sentido criado antes ou durante o momento da leitura;
-Leitura expressiva, por se tratar de um
texto longo, realizar a leitura compartilhada, pedindo para que alguns alunos
se habilitem a ler um trecho do texto até sua leitura completa;
-Fazer indagações acerca do conto lido,
a fim dos alunos perceberem que o conto não estava completo;
-Interpretação e construção de sentido
do texto;
--Discutir de forma interativa o conto,
levando sempre em consideração a temática
abordada e os elementos constitutivos da narrativa: linguagem, estrutura
do conto, temática, etc.;
-Esclarecer aos alunos
que o texto “Negrinha” não está completo, pois o final do conto havia sido
retirado. Explicar que o final foi tirado propositadamente, a fim de propormos
posteriormente uma atividade de produção escrita;
(6ª semana)
-Partindo das leituras dos contos,
feitas pelos alunos, solicitar que eles produzam um texto narrativo criando um
final para o conto estudado, Negrinha (apêndice 6);
-Dar um tempo (aproximadamente uns 40
minutos) para os alunos confeccionarem seus textos;
-Propor um momento de leitura
compartilhada, no qual cada um irá ler seu próprio texto;
-Solicitar que os alunos troquem os
textos com o colega ao lado para que o outro leia, em casa, seu texto e avalie
a macroestrutura, fazendo algumas anotações, depois eles devem entregar as
produções às professoras para uma correção em sua macro e microestrutura.
7ª (semana)
-Abordar os problemas ortográficos e
gramaticais mais comuns nos textos dos alunos, por meio de suas produções
,digitados e sem identificação (apêndice 7), distribuir entre eles para que
verifiquem as inadequações ortográficas e gramaticais que mais se
repetem nos textos, esclarecendo as dúvidas dos alunos apontando para as formas
adequadas, segundo as regras gramaticais;
-Distribuir o final original do conto
para ser lido em casa.
8ª (semana)
-Leitura compartilhada
do final do conto, em voz alta;
-Relacionar o final do conto original
com o final produzido pelos alunos, procurando algumas diferenças e
semelhanças, além de analisar a coerência e criatividade dos finais;
-Após a abordagem dos problemas mais
recorrentes dos textos dos alunos e suas respectivas soluções;
-Verificar algumas características do
conto presentes no texto estudado (Negrinha).
9ª (semana)
- Propor aos alunos a reescrita de suas
produções, visando o aperfeiçoamento da aprendizagem em língua e literatura;
-Apresentação do autor Monteiro Lobato,
da obra e do período literário;
-Perguntar aos alunos se conhecem outros textos do autor, e qual a
temática abordada neles;
(10 ª semana)
-Ao final das correções das produções
dos alunos, exibir os textos dos alunos no mural da leitura que será
confeccionado por eles, deixando claro que esse mural será o lugar que eles
estarão livres para expressarem seus sentimentos sobre diversos assuntos e não
apenas um lugar para aqueles que sabem escrever bem, pois a função do
mural é compartilhar com os colegas seus pensamentos;
-Despedida e agradecimentos.
· Matérias:
-Quadro e giz;
-Xérox dos textos;
- Som e CD;
- Letra da música xerocada;
-Cartolina e pincel.
· Avaliação:
-Levará em conta a participação do aluno
nas discussões sobre a temática e o gênero abordado, a fim de verificar a
apreensão do conteúdo;
-A partir de questionamentos orais e
escritos propostos, com o intuito de observar a capacidade interpretativa do
alunado;
-Através do texto produzido pelos
alunos, verificar a micro e a macro-estrutura do texto;
-Partindo da reescritura do texto,
analisar o “nível” de produção escrita dos alunos, visando aperfeiçoar as
relações de confecção do texto: a coerência, a coesão, os níveis morfológicos,
sintáticos e semânticos.
Sequência elabora da para o 1º ano do ensino médio.
ResponderExcluirOnde estão os anexos?
ResponderExcluirStainless Steel vs Titanium Apple Watch
ResponderExcluirkeyword titanium fishing pliers Stainless westcott titanium scissors Steel infiniti pro rainbow titanium flat iron domain titanium dental implants and periodontics www.titanium-arts.com titanium hair