Sequência
Didática (Elaborada por Alécia Lucélia e Lyra Leite)
Gênero
textual e gênero literário - respectivamente: artigo
de opinião e crônica.
Ano:
3º ano do ensino médio.
Tempo
sugerido: 2 meses -
quatro horas semanais
Temática:
A fama na contemporaneidade
Objetivo
Geral: Instigar a leitura crítica e a escrita a partir
dos gêneros escolhidos.
Objetivos
específicos:
·
Provocar a criticidade dos alunos;
·
Facilitar o poder de interpretação dos
alunos;
·
Compreender a diferença entre fama e
sucesso;
·
Incentivar a participação e opiniões dos
discentes;
·
Reconhecer as características dos
gêneros textuais abordados;
·
Orientar na elaboração de um artigo de
opinião.
Procedimentos
Metodológicos
1º
MOMENTO
·
Motivação: Exposição na lousa de imagens
recortadas de revistas de artistas famosos e artistas que já obtiveram fama e,
com isso, incentivar a discussão a respeito da temática;
·
Com aparelho de áudio na sala de aula,
escutar a música "Famo$a (Billionaire)" (Cláudia Leitte), acompanhada
pela letra impressa que será entregue a todos os alunos individualmente. Logo
em seguida, levantar discussão em torno da temática da música, e comentar a
tradução do trecho que está em inglês, podendo até associar a presença da globalização
na temática fama;
·
Feito isto, será ouvida (acompanhada
pela letra impressa entregue aos alunos) a música “Geni e O Zepelim”, de Chico
Buarque, como forma de estabelecer um contraponto com a música anterior, visto
que esta aborda a mesma temática numa perspectiva diferente, permitindo que os
alunos por si só reconheçam a diferença entre as músicas. Neste momento,
questiona-se aos alunos a diferença entre fama e sucesso, a fim de adentrarmos
no texto seguinte;
·
Entrega de material xerocopiado aos alunos
com a crônica “Sucesso X Fama” (Paulo Sacaldassy).
Será feita uma leitura silenciosa e individual pelos alunos e depois oral,
conduzida pela estagiária ministrante, para fazer com que os alunos formulem a
diferença existente entre a Fama e o Sucesso;
·
Atividade escrita na lousa “A partir das
discussões feitas, elabore um comentário com o seu posicionamento a respeito do
tema: fama x sucesso”. Em seguida, serão recolhidos os comentários e levados
para casa para serem analisados, nesta análise será contemplada tanto a maneira
como os alunos se posicionam, quanto os aspectos gramaticais/ linguísticos por
eles utilizados, para que desde já se comece a esboçar o perfil da turma.
2º
MOMENTO
·
Debater os comentários escritos pelos
alunos na aula anterior e com isso introduzir a temática fama em uma outra
perspectiva, agora conduzindo o olhar dos alunos em direção ao cotidiano, na
percepção do quanto temos a fama próxima a nós e não apenas em aparelhos
audiovisuais ou suporte impressos e ao mesmo tempo levando os alunos a se
questionarem se a fama traz felicidade;
·
Distribuição xerocopiada da crônica “A
Famosa Samanta” (Luis Fernando Veríssimo) para a leitura individual e
silenciosa, e após, fazer a leitura coletiva conduzida pelas estagiárias;
·
Discussão do texto literário para
verificar como se manifesta a temática fama, e em seguida comparar com os
textos estudados nas aulas anteriores, analisando as características estéticas
de cada gênero e evidenciando como o suporte influencia na transmissão da
temática;
·
Entregar outra crônica “Sucesso e
Felicidade” (Chico Viana) com a finalidade tanto de observar a temática como as
características do gênero, fazendo ao mesmo tempo uma comparação com o texto
anterior.
3º
MOMENTO
·
Aplicação de um exercício interpretativo
escrito no quadro para ser entregue
em
torno das crônicas estudadas: A Famosa Samanta e Sucesso e Felicidade.
4º
MOMENTO
·
Discussão da atividade aplicada na aula
anterior;
·
Colocar no quadro o titulo do artigo de
opinião “Síndrome da Fama” (Lucas Lima) e indagar sobre o que pode estar
escrito no texto;
·
Entregar aos alunos xerox do artigo de opinião “Sindrome da Fama” (Lucas
Lima);
·
Determinação de um tempo, quinze
minutos, para que os alunos façam uma leitura silenciosa individual;
·
Em seguida será feita uma leitura
coletiva, com a participação das estagiárias e dos alunos;
·
Levantamento de discussões por parte das
estagiárias a fim de que os alunos percebam as características mais marcantes
do gênero;
·
Questionamentos orais:
Será que a Fama pode realmente ser considerada uma síndrome?
Vocês concordam com autor do texto?
5º
MOMENTO
·
Exposição de outro artigo de opinião “Fama:
O que você faria, onde queria chegar?” (Jil Soares), de forma
xerocopiada, a fim de
relacionar os pontos em comum entre
esse texto e “Síndrome da fama”,
estudado na aula anterior, observando
inclusive as características estruturais do gênero;
·
Construir com os alunos uma tabela com
as características do artigo de opinião, com a finalidade de fixar a estrutura
e fazê-los reconhecer o gênero.
6º
MOMENTO
· Colocar
uma situação relacionada ao tema para que os alunos produzam um artigo de
opinião. Este, será elaborado em etapas, no primeiro momento de produção será
pedido uma tese, depois de finalizada essa parte, inicia-se a produção dos
argumentos, para enfim, fazer-se o fechamento com o posicionamento do
autor/aluno;
· Produção na sala de aula com orientação
individual.
7º MOMENTO
· Apresentação
aos alunos de uma produção textual escrita pelos mesmos através do
retroprojetor, no intuito de fazer uma correção coletiva e fazer com que os
alunos percebam o ponto que “erraram”. A escolha da produção textual será feita
em casa mediante nossas correções;
· Aula
de análise lingüística, baseada nas “falhas” recorrentes das produções
escritas.
8º MOMENTO
· Reescrita
dos textos em sala de aula.
9º
MOMENTO
·
Apresentação de dois textos reescritos
pelos alunos, através do retroprojetor, para que estes consigam visualizar o
progresso que tiveram;
·
Conversar com os meninos sobre a tentativa
de publicar um dos artigos no Jornal da Paraíba.
RECURSOS
·
Xerox;
·
Aparelho de som;
·
Quadro;
·
Retroprojetor;
·
Cd.
AVALIAÇÃO
· A
avaliação será feita de forma continuada, sendo levado em consideração atividades
oral e escrita. Atribuiremos uma nota ao exercício de interpretação do momento
3, e a segunda nota será relativa à reescrita do artigo de opinião.
REFERÊNCIAS
LEITTE, Cláudia.
Famosa. Disponível em <http://letras.terra.com.br/claudia-leitte/1682843/>
Acesso em 29 de ago de 2010.
BUARQUE,
Chico. Geni E O Zepelim. Disponível em< http://letras.terra.com.br/chico-buarque/77259/
> acesso 10 de set de 2010.
SACALDASSY,Paulo.
Sucesso X Fama. Disponível em <http://todomundoeumpalco.blogspot.com/2008/03/sucesso-x-fama.html>
acesso 29 de ago. 2010
LIMA, Lucas. Síndrome da fama. Disponívelem<http://blog.vamosfalarde.com/2009/11/sindrome-da-fama.html>
acesso 29 de ago. 2010.
SOARES, Jil. Fama:
O que você faria, onde queria chegar? Disponível em <http://frutapao.wordpress.com/2009/05/22/fama-o-que-voce-faria-onde-queria-chegar/>
acesso 07 de set de 2010.
APÊNDICE
ATIVIDADE
- Baseando-se
na crônica “Famosa Samanta”, de Luis Fernando Veríssimo, uma pessoa
desconhecida socialmente pode ser considerada famosa? Por quê?
- Segundo
o autor Chico Viana, na crônica “Sucesso e felicidade”, por que a
felicidade está associada ao sucesso/fama, nos dias de hoje. Seria o
sucesso causador de felicidade?
- Levando
em consideração as discussões feitas em sala de aula, construa um paralelo
entre fama e sucesso.
FAMA:
|
SUCESSO:
|
- Analisadas
as crônicas “A famosa Samanta” e “Sucesso e felicidade”, faça, nos quadros
abaixo, as diferenças entre a abordagem da temática fama.
A famosa
Samanta:
A fama em um contexto familiar;
___________________________
A fama em um primeiro momento é positiva;
___________________________
|
Sucesso e
felicidade:
____________________________
A fama aliada à ostentação pública;
____________________________
Abordagem da felicidade condicionada à fama;
|
- Sabendo que
o texto “A Famosa Samanta” é uma crônica narrativa, e “Sucesso e felicidade”
é uma crônica argumentativa, explique como se dá a diferença estrutural
dos textos.
Proposta de produção textual:
Neste
bimestre, estudamos a respeito da fama na contemporaneidade, analisamos vários
textos e neles verificamos diversos posicionamentos sobre o tema. Sabendo
disso, dessa sequência temática, um jornal local propôs, para os alunos, a elaboração de um artigo de opinião, sobre
o tema, e esse texto redigido, será publicado no jornal. Faça primeiro
em um rascunho, e depois o escreva no espaço abaixo, lembre-se, artigo de
opinião é um texto argumentativo,
e você deve defender seu posicionamento.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________
ANEXO
Sucesso e felicidade (Professor Chico Viana)
29/03/2007 |
|
Sucesso é o novo nome da
felicidade. É o ideal forjado pela sociedade de consumo para nos levar a cada
vez mais adquirir coisas. Antigamente a nossa suprema aspiração era ser feliz.
Hoje desejamos o sucesso, que é uma felicidade quantificada, rotulada,
carimbada com a marca do prestígio e do dinheiro.
Uma das diferenças é que a felicidade é para dentro, enquanto o sucesso é para fora. Repetindo um velho chavão – a felicidade é um estado de espírito; o sucesso, um estado de corpo. Quando as mulheres enchem os seios e os quadris de silicone, não estão à procura da felicidade. Querem parecer boazudas para abafar as outras e, diante dos homens, fazer sucesso. O silicone é a vitória do artifício sobre a natureza e constitui um recurso extremo para melhorar a imagem; o sucesso vive essencialmente da imagem. Pela aparência é que ele é medido e avaliado. Ninguém tem sucesso sem o ostentar, pois a ostentação é um dos requisitos para se confirmar o sucesso. A felicidade não precisa de espectadores nem de aplauso. Já o sucesso só se completa com o olhar do outro. A admiração babosa do semelhante é o grande espelho onde o indivíduo contempla o seu triunfo. Sucesso é triunfo, felicidade é satisfação discreta e recôndita. É o aplauso essencial de si mesmo, só você diante do espelho que é sua alma. O sucesso quer holofotes, a felicidade quer penumbra. Felicidade pode ser um passeio na praia e depois uma água de coco. Sucesso exige transatlântico e cruzeiro a Fernando de Noronha, tudo devidamente documentado para sair, depois, na coluna social. O essencial do sucesso não é a vivência, é o registro. Não é a experiência, é a versão, que deve chegar ao maior número de pessoas possível. Um e outra são difíceis de conseguir e seguem caminhos opostos. O sucesso exige tática, ousadia e sobretudo muitas concessões. À medida que cedemos a elas, mais distantes ficamos da felicidade. |
|
Disponível em < http://www.chicoviana.com/escritos.php?id=49>
acesso 17 de set de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário