quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


Sequência Didática (Elaborada por Alécia Lucélia e Lyra Leite)

 

Gênero textual e gênero literário - respectivamente: artigo de opinião e crônica.

Ano: 3º ano do ensino médio.

Tempo sugerido: 2 meses -  quatro horas semanais

Temática: A fama na contemporaneidade

Objetivo Geral: Instigar a leitura crítica e a escrita a partir dos gêneros escolhidos.

Objetivos específicos:

·         Provocar a criticidade dos alunos;

·         Facilitar o poder de interpretação dos alunos;

·         Compreender a diferença entre fama e sucesso;

·         Incentivar a participação e opiniões dos discentes;

·         Reconhecer as características dos gêneros textuais abordados;

·         Orientar na elaboração de um artigo de opinião.

 

Procedimentos Metodológicos

 

1º MOMENTO

·         Motivação: Exposição na lousa de imagens recortadas de revistas de artistas famosos e artistas que já obtiveram fama e, com isso, incentivar a discussão a respeito da temática;

·         Com aparelho de áudio na sala de aula, escutar a música "Famo$a (Billionaire)" (Cláudia Leitte), acompanhada pela letra impressa que será entregue a todos os alunos individualmente. Logo em seguida, levantar discussão em torno da temática da música, e comentar a tradução do trecho que está em inglês, podendo até associar a presença da globalização na temática fama;

·         Feito isto, será ouvida (acompanhada pela letra impressa entregue aos alunos) a música “Geni e O Zepelim”, de Chico Buarque, como forma de estabelecer um contraponto com a música anterior, visto que esta aborda a mesma temática numa perspectiva diferente, permitindo que os alunos por si só reconheçam a diferença entre as músicas. Neste momento, questiona-se aos alunos a diferença entre fama e sucesso, a fim de adentrarmos no texto seguinte;

·         Entrega de material xerocopiado aos alunos com a crônica “Sucesso X Fama” (Paulo Sacaldassy). Será feita uma leitura silenciosa e individual pelos alunos e depois oral, conduzida pela estagiária ministrante, para fazer com que os alunos formulem a diferença existente entre a Fama e o Sucesso;

·         Atividade escrita na lousa “A partir das discussões feitas, elabore um comentário com o seu posicionamento a respeito do tema: fama x sucesso”. Em seguida, serão recolhidos os comentários e levados para casa para serem analisados, nesta análise será contemplada tanto a maneira como os alunos se posicionam, quanto os aspectos gramaticais/ linguísticos por eles utilizados, para que desde já se comece a esboçar o perfil da turma.

 

2º MOMENTO

·         Debater os comentários escritos pelos alunos na aula anterior e com isso introduzir a temática fama em uma outra perspectiva, agora conduzindo o olhar dos alunos em direção ao cotidiano, na percepção do quanto temos a fama próxima a nós e não apenas em aparelhos audiovisuais ou suporte impressos e ao mesmo tempo levando os alunos a se questionarem se a fama traz felicidade;

·         Distribuição xerocopiada da crônica “A Famosa Samanta” (Luis Fernando Veríssimo) para a leitura individual e silenciosa, e após, fazer a leitura coletiva conduzida pelas estagiárias;

·         Discussão do texto literário para verificar como se manifesta a temática fama, e em seguida comparar com os textos estudados nas aulas anteriores, analisando as características estéticas de cada gênero e evidenciando como o suporte influencia na transmissão da temática;

·         Entregar outra crônica “Sucesso e Felicidade” (Chico Viana) com a finalidade tanto de observar a temática como as características do gênero, fazendo ao mesmo tempo uma comparação com o texto anterior.

 

3º MOMENTO

·         Aplicação de um exercício interpretativo escrito no quadro para ser entregue

em torno das crônicas estudadas: A Famosa Samanta e Sucesso e Felicidade.

 

4º MOMENTO

·         Discussão da atividade aplicada na aula anterior;

·         Colocar no quadro o titulo do artigo de opinião “Síndrome da Fama” (Lucas Lima) e indagar sobre o que pode estar escrito no texto;

·         Entregar aos alunos xerox do  artigo de opinião “Sindrome da Fama” (Lucas Lima);

·         Determinação de um tempo, quinze minutos, para que os alunos façam uma leitura silenciosa individual;

·         Em seguida será feita uma leitura coletiva, com a participação das estagiárias e dos alunos;

·         Levantamento de discussões por parte das estagiárias a fim de que os alunos percebam as características mais marcantes do gênero;

·         Questionamentos orais:

      Será que a Fama pode realmente ser considerada uma síndrome?

      Vocês concordam com autor do texto?

 

5º MOMENTO

·                      Exposição de outro artigo de opinião “Fama: O que você faria, onde queria chegar?” (Jil Soares), de forma xerocopiada, a fim de relacionar  os pontos em comum entre esse  texto e “Síndrome da fama”, estudado na aula anterior,  observando inclusive as características estruturais do gênero;

·                      Construir com os alunos uma tabela com as características do artigo de opinião, com a finalidade de fixar a estrutura e fazê-los reconhecer o gênero.


6º MOMENTO

·      Colocar uma situação relacionada ao tema para que os alunos produzam um artigo de opinião. Este, será elaborado em etapas, no primeiro momento de produção será pedido uma tese, depois de finalizada essa parte, inicia-se a produção dos argumentos, para enfim, fazer-se o fechamento com o posicionamento do autor/aluno;

·   Produção na sala de aula com orientação individual.

 

     7º MOMENTO

·      Apresentação aos alunos de uma produção textual escrita pelos mesmos através do retroprojetor, no intuito de fazer uma correção coletiva e fazer com que os alunos percebam o ponto que “erraram”. A escolha da produção textual será feita em casa mediante nossas correções;

·      Aula de análise lingüística, baseada nas “falhas” recorrentes das produções escritas.

 

  8º MOMENTO

·      Reescrita dos textos em sala de aula.

 

9º MOMENTO

 

·         Apresentação de dois textos reescritos pelos alunos, através do retroprojetor, para que estes consigam visualizar o progresso que tiveram;

·         Conversar com os meninos sobre a tentativa de publicar um dos artigos no Jornal da Paraíba.

   

 

RECURSOS

·         Xerox;

·         Aparelho de som;

·         Quadro;

·         Retroprojetor;

·         Cd.

 

 

AVALIAÇÃO

·      A avaliação será feita de forma continuada, sendo levado em consideração atividades oral e escrita. Atribuiremos uma nota ao exercício de interpretação do momento 3, e a segunda nota será relativa à reescrita do artigo de opinião.

 

 

REFERÊNCIAS

      

LEITTE, Cláudia. Famosa. Disponível em <http://letras.terra.com.br/claudia-leitte/1682843/> Acesso em 29 de ago de 2010.

BUARQUE, Chico. Geni E O Zepelim. Disponível em< http://letras.terra.com.br/chico-buarque/77259/ > acesso 10 de set de 2010.

SACALDASSY,Paulo. Sucesso X Fama. Disponível em <http://todomundoeumpalco.blogspot.com/2008/03/sucesso-x-fama.html> acesso 29 de ago. 2010

LIMA, Lucas. Síndrome da fama. Disponívelem<http://blog.vamosfalarde.com/2009/11/sindrome-da-fama.html> acesso 29 de ago. 2010. 

SOARES, Jil. Fama: O que você faria, onde queria chegar? Disponível em <http://frutapao.wordpress.com/2009/05/22/fama-o-que-voce-faria-onde-queria-chegar/> acesso 07 de set de 2010.


 

APÊNDICE

 

ATIVIDADE

 

  1. Baseando-se na crônica “Famosa Samanta”, de Luis Fernando Veríssimo, uma pessoa desconhecida socialmente pode ser considerada famosa? Por quê?
  2. Segundo o autor Chico Viana, na crônica “Sucesso e felicidade”, por que a felicidade está associada ao sucesso/fama, nos dias de hoje. Seria o sucesso causador de felicidade?
  3. Levando em consideração as discussões feitas em sala de aula, construa um paralelo entre fama e sucesso.

FAMA:

SUCESSO:
 


 

 

 

 

 

 


  1. Analisadas as crônicas “A famosa Samanta” e “Sucesso e felicidade”, faça, nos quadros abaixo, as diferenças entre a abordagem da temática fama.

A famosa Samanta:
A fama em um contexto familiar;
___________________________
A fama em um primeiro momento é positiva;
___________________________
 

Sucesso e felicidade:
____________________________
A fama aliada à ostentação pública;
____________________________
Abordagem da felicidade condicionada à fama;
 


 

 

 

 

 

 

 


  1. Sabendo que o texto “A Famosa Samanta” é uma crônica narrativa, e “Sucesso e felicidade” é uma crônica argumentativa, explique como se dá a diferença estrutural dos textos.

 

                                          

Proposta de produção textual:

Neste bimestre, estudamos a respeito da fama na contemporaneidade, analisamos vários textos e neles verificamos diversos posicionamentos sobre o tema. Sabendo disso, dessa sequência temática, um jornal local propôs, para os alunos, a elaboração de um artigo de opinião, sobre o tema, e esse texto redigido, será publicado no jornal. Faça primeiro em um rascunho, e depois o escreva no espaço abaixo, lembre-se, artigo de opinião é um texto argumentativo, e você deve defender seu posicionamento.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________

 
 
 
 
 
ANEXO
 
 
Sucesso e felicidade (Professor Chico Viana)
29/03/2007
 
Sucesso é o novo nome da felicidade. É o ideal forjado pela sociedade de consumo para nos levar a cada vez mais adquirir coisas. Antigamente a nossa suprema aspiração era ser feliz. Hoje desejamos o sucesso, que é uma felicidade quantificada, rotulada, carimbada com a marca do prestígio e do dinheiro.

Uma das diferenças é que a felicidade é para dentro, enquanto o sucesso é para fora. Repetindo um velho chavão – a felicidade é um estado de espírito; o sucesso, um estado de corpo. Quando as mulheres enchem os seios e os quadris de silicone, não estão à procura da felicidade. Querem parecer boazudas para abafar as outras e, diante dos homens, fazer sucesso.

O silicone é a vitória do artifício sobre a natureza e constitui um recurso extremo para melhorar a imagem; o sucesso vive essencialmente da imagem. Pela aparência é que ele é medido e avaliado. Ninguém tem sucesso sem o ostentar, pois a ostentação é um dos requisitos para se confirmar o sucesso.

A felicidade não precisa de espectadores nem de aplauso. Já o sucesso só se completa com o olhar do outro. A admiração babosa do semelhante é o grande espelho onde o indivíduo contempla o seu triunfo. Sucesso é triunfo, felicidade é satisfação discreta e recôndita. É o aplauso essencial de si mesmo, só você diante do espelho que é sua alma.

O sucesso quer holofotes, a felicidade quer penumbra.

Felicidade pode ser um passeio na praia e depois uma água de coco. Sucesso exige transatlântico e cruzeiro a Fernando de Noronha, tudo devidamente documentado para sair, depois, na coluna social. O essencial do sucesso não é a vivência, é o registro. Não é a experiência, é a versão, que deve chegar ao maior número de pessoas possível.

Um e outra são difíceis de conseguir e seguem caminhos opostos. O sucesso exige tática, ousadia e sobretudo muitas concessões. À medida que cedemos a elas, mais distantes ficamos da felicidade.
 

 

Disponível em < http://www.chicoviana.com/escritos.php?id=49> acesso 17 de set de 2010

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário